Os moradores dos loteamentos Luciana e Novo Horizonte, no bairro Santa Maria, acompanham de perto e satisfeitos o andamento das obras de urbanização que a Prefeitura de Aracaju realiza na comunidade, que inclui ainda o entorno da Igreja Santa Rita, beneficiando diretamente 2.080 moradores da região.
Nesse projeto, capitaneado pelo prefeito Edvaldo Nogueira, a prefeitura da capital investe cerca de R$ 7,5 milhões. Essa obra integra o programa “Aracaju Cidade do Futuro”, um pacote de investimentos executado pelo com os R$ 500 milhões do financiamento firmado com o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o chamado banco dos Brics.
Para a dona de casa Solange Alves, de 65 anos, que mora no loteamento Luciana a obra vai transformar para melhor a realidade dos moradores locais. “A gente tem um carro, mas nós deixamos na casa do nosso filho, porque aqui a gente não consegue dirigir por conta dos buracos. Com esse trabalho que a Prefeitura vai fazer, vai melhorar muito a nossa vida”, disse.
A comerciante Elenilda da Conceição Santos mora e mantém um estabelecimento comercial na região beneficiada pela obra. Para ela, esse investimento irá melhorar tanto sua moradia quanto o seu comércio. “Nos momentos em que chove, desce muita água do morro e invade muito as ruas e, por isso, nos deixa em uma situação ruim, porque desce lama. Até para andar de moto, bicicleta ou mesmo a pé, fica difícil. E esse progresso que a Prefeitura vai trazer para cá vai nos ajudar bastante, porque vai haver uma drenagem das águas. Além disso, vai valorizar mais o nosso bairro”, afirmou.
Quem também está feliz é o aposentado João Batista. “Eu moro aqui há quase 40 anos e sempre foi assim, essa lameira toda. A Prefeitura vai trazer asfalto para as nossas ruas, uma nova estrutura para o bairro e muitas coisas boas. Vai ser uma grande evolução para a nossa região, com muitos benefícios. Principalmente vai acabar com essa lama que a gente tem aqui”, declarou.
Obras
O projeto de urbanização dessas comunidades do bairro Santa Maria contemplam a implantação de redes de drenagem pluvial e de esgotamento sanitário; pavimentação asfáltica e com piso de concreto intertravado; sinalização vertical e horizontal; construção de passeios e implantação de meios-fios e melhorias na acessibilidade. A obra abrange as ruas Daniel Menezes, Coelho Neto, Danilo Menezes, Pedro Ricardo, Maria Cacilda, A1, A2, 3 e 4, além da Travessa Daniel Menezes.