Pular para o conteúdo
Em ritmo de festejo junino Seduc realiza vistoria nas escolas de Aracaju

Em ritmo de festejo junino Seduc realiza vistoria nas escolas de Aracaju

Além de celebrar o primeiro dia dos festejos juninos do ‘país do forró’, junto à comunidade escolar, o secretário da Seduc também visitou as instalações do prédio onde funciona temporariamente o Gonçalo Rollemberg para conhecer de perto as demandas dos estudantes

Após os estudantes do Centro de Excelência Prof. Gonçalo Rollemberg Leite visitarem a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), o secretário Zezinho Sobral retribuiu a visita e foi recebido com muito forró, quadrilha junina e comidas típicas no ‘Arraiá do Gonçalo’. Além de celebrar o primeiro dia dos festejos juninos do ‘país do forró’, junto à comunidade escolar, o secretário também visitou as instalações do prédio onde funciona temporariamente o Gonçalo Rollemberg Leite para conhecer de perto as demandas dos estudantes.

A diretora do Centro de Excelência Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, Liliane Teixeira, aproveitou a ocasião para explicar ao secretário Zezinho Sobral que anualmente a escola realiza um acolhimento junino que se inicia no dia 1º de junho e conta com a colaboração dos jovens protagonistas e de professores. “Dando sequência às festividades, no dia 16 de junho realizaremos o nosso tradicional ‘Arraiá do Gonçalo’, inclusive, com recursos do Profin Projetos para proporcionar à comunidade escolar um pouco mais de alegria, cultura e conhecimento”, destaca Liliane.

Já a estudante da 3ª série do ensino médio do Centro de Excelência Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, Alinne Menezes, avalia como importante a visita do secretário à escola. “Na última quarta-feira, 31, nós fizemos uma manifestação pacífica em busca dos nossos direitos. Na ocasião, nós cobramos do secretário uma visita e ele atendeu ao nosso pedido com prontidão”, enfatiza.

A aluna ainda complementa que “o secretário chegou num momento em que o Gonçalo é verdadeiramente o Gonçalo, com muita alegria e companheirismo, mas também com dificuldades que precisam ser superadas. Nós precisamos de que o secretário se sensibilize com as nossas demandas para que possamos usufruir de um ambiente mais tranquilo e acolhedor para os nossos estudos”, afirma Alinne.

Dentre as reivindicações dos estudantes, estão: a climatização das salas de aula, melhorias nos laboratórios de informática e de ciências, reforma da quadra de esportes e construção de vestiários. Além do secretário da Seduc, também participaram da vistoria ao prédio da Universidade Tiradentes, na rua Lagarto, a diretora de Educação de Aracaju, Gilvânia Guimarães; a diretora do Centro de Excelência Prof. Gonçalo Rollemberg Leite, Liliane Tavares; uma comissão de estudantes e os técnicos do setor de engenharia da Seduc.

O secretário Zezinho Sobral se despediu dos estudantes dizendo que “é São João, e a gente segue o nosso trabalho, acompanhando as demandas dos alunos e os serviços de reforma das escolas a fim de que o Governo do Estado possa entregar à sociedade sergipana escolas com infraestrutura moderna e bem equipadas, garantindo uma educação pública e de qualidade para as nossas crianças e jovens”, concluiu.

Avaliação in loco

O secretário da Educação também foi avaliar in loco os avanços na reforma do Colégio Estadual Prof. Santos Dumont, no bairro Aeroporto, orçada em R$ 2.790.847,09 e com previsão de entrega para agosto deste ano. De acordo com a equipe técnica de engenharia da Seduc, nesta unidade escolar as intervenções contemplam: adequação da cozinha; adequação das despensas de alimentos perecíveis e não perecíveis; implantação dos sanitários para deficientes (PNE) masculino e feminino; construção do muro; revisão na cobertura com substituição de telhamento com telha cerâmica e madeiramento danificados; substituição de toda a instalação elétrica (cabos, tomadas, interruptores e quadros elétricos), inclusive aumento de carga elétrica e instalações de novas luminárias em todos os ambientes; climatização dos ambientes (salas de aula, laboratório de informática, sala de recursos, biblioteca, secretaria, diretoria, sala dos professores); construção da casa de lixo; construção da casa de gás com instalação de gás; instalação de forro em PVC em todos os ambientes; substituição das instalações hidrossanitárias existentes por novas instalações; substituição de todas as portas em madeira existentes por novas; instalação de novos basculantes em alumínio com vidro dos ambientes; execução de revestimento cerâmico em todos as dependências; substituição dos pisos cerâmicos existentes nos sanitários, cozinha e despensas de alimentos perecíveis e não perecíveis por novos; execução de piso de alta resistência em todos os ambientes, exceto sanitários, cozinha e despensas; substituição de todo o reboco danificado por novos; instalação de novas louças (vasos sanitários, lavatórios, cubas com bancada e pias com bancadas); execução de acessibilidade em toda a área da escola; execução do sistema de combate a incêndio; execução de novos quadros em fórmica em todas as salas de aula; e pintura geral.

Por fim, a comitiva da Seduc desembarcou na colina Santo Antônio para avaliar o estado atual do prédio da antiga Escola Estadual Senador Lourival Fontes e que, em breve, abrigará temporariamente os estudantes do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter