O Jiu-Jitsu é uma arte marcial japonesa que tem mudado a realidade de muitos jovens no bairro Bugio, em Aracaju. Através de um projeto social, o jovem Lucas Gabriel Silva Leite conseguiu vencer a fase de luto e se tornar um atleta que vem participando de várias competições. Por acreditar que o esporte faz a diferença na vida de muitos jovens, a Energisa tem apoiado atletas desde o início do ano.
A história de Lucas Gabriel com o Jiu-Jitsu iniciou em 20 de dezembro de 2021. Ele passava por uma fase difícil com o falecimento do pai e encontrou no esporte uma maneira de abrandar a perda.
“Comecei nesse esporte depois que meu pai faleceu. Fiquei muito triste e foi aí que um amigo me apresentou o jiu-jítsu. Amei o esporte desde o primeiro momento. Já ganhei oito medalhas sendo duas de prata e seis de ouro. Essas medalhas foram bem suadas. Lutei muito e me dediquei muito. Noite e dia treinando”, lembra Lucas.
O próximo campeonato de Lucas é o Circuito Estadual Tuchê de Jiu-Jitsu que acontece no dia 27 de novembro. A expectativa é vencer o campeonato e levar o título como o melhor do ano. Para participar das competições, Lucas vende água no sinal para arrecadar recursos e recente passou a contar com apoio da Energisa.
“Queria agradecer a Energisa por ter me patrocinado, por terem me abençoado dessa forma e por terem acreditado na minha história. Vocês estão realizando o sonho de um atleta que se dedica muito e está fazendo essa história virar realizada. Vou me dedicar muito”, agradeceu.
O diretor-presidente da Energisa em Sergipe, Roberto Currais, destaca que o esporte é um meio de inclusão social que criar oportunidades de crescimento para muitos jovens. “A Energisa já apoia projetos culturais e ambientais no estado e não poderia deixar de apoiar atletas sergipanos, principalmente, os iniciantes. O esporte tem um papel importante de inclusão na vida desses jovens que se dedicam bastante e buscam crescer através dessas competições dentro e fora do estado. O nosso objetivo com o apoio a esses atletas é trazer dignidade, esperança, fomentar sonhos e criar oportunidades”, afirma.
Competição Salvador Spring Internacional Open 2022
O atleta Wendel Pereira participou no último sábado, 5, da Competição Salvador Spring Internacional Open 2022 e levou o título de vice-campeão na categoria Master 2, peso leve na faixa roxa. Ele participa de competições desde 2016 e conta como foi participar da competição que reuniu atletas de todo o país.
“Estou muito feliz com meu desempenho. A vitória foi resultado de muita dedicação, muito treino, dieta e preparação física. Fiz lutas com atletas duríssimos e experientes em competições nacionais. O apoio da Energisa foi muito importante, pois são muitos gastos com a viagem, hospedagem, alimentação e inscrição. Esse apoio ajuda muito”, afirma Wendel.
O atleta Saulo Eduardo Dantas cruz também participou da Competição Salvador Spring Internacional Open 2022. Ele destaca como foi participar de uma competição fora do estado. “Uma experiência incrível o campeonato. O esporte para mim é uma paixão que traz tranquilidade e paz, renovando o mental para encarar os desafios da rotina. O apoio que a Energisa vem me dando tem sido de grande importância”, afirma Saulo.