Pular para o conteúdo
Governo de Sergipe realiza I Fórum de Saúde da Mulher

Governo de Sergipe realiza I Fórum de Saúde da Mulher

A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) do Governo de Sergipe, em parceria com a Liga Acadêmica de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Laism) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), promoveu com sucesso o ‘I Fórum de Saúde da Mulher Sergipana’ no dia 17 de outubro. O evento, que teve como foco a prevenção ao câncer de mama, reuniu especialistas e acadêmicos para discutir estratégias vitais relacionadas à saúde da mulher na atualidade.

Durante o evento, a diretora de Saúde da Mulher da SPM, Viviane Goston, enfatizou o propósito da parceria: “Firmamos essa parceria para promover junto ao público acadêmico um fórum para discutir a saúde da mulher na atualidade, para entendermos como funciona a rede de atenção à mulher com câncer, como ela é acolhida na rede e como ela tem acesso tanto para estratégias de prevenção e diagnóstico contra o câncer de mama e de colo de útero, quanto para o tratamento.”

Larissa Pereira, presidente da Laism-UFS, destacou a importância das boas práticas e diretrizes discutidas no Fórum, não apenas para a comunidade, mas também para os profissionais de saúde que lidam diretamente com pacientes: “É muito importante falarmos sobre essas temáticas, tanto da prevenção do câncer de mama para a comunidade, quanto para as diretrizes dos profissionais que estão na atenção primária, secundária e terciária diretamente em contato com esses pacientes.”

O Fórum incluiu palestras abordando tópicos essenciais. O mastologista Thiers Deda ministrou a palestra ‘Nódulos Mamários: quando me preocupar?’. A enfermeira obstetra e gerente assistencial do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), Zaira Freitas, falou sobre o ‘Acolhimento do paciente com câncer dentro do SUS’.

Zaira Freitas expressou a importância do evento para a formação de profissionais: “Este Fórum é de extrema importância, pois faz parte da formação acadêmica do profissional. É riquíssimo estar compartilhando conhecimento e promovendo a redução da incidência de câncer de mama e ginecológico na população feminina do estado.”

A mestre em Psicologia Social, Aline Menezes, ministrou a palestra ‘Como conduzir o emocional durante o tratamento oncológico?’, ressaltando a necessidade de combater o estigma em torno do câncer de mama.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter