Nesta terça-feira (6), o governo brasileiro anunciou a abertura de um crédito extraordinário de R$ 200 milhões para fortalecer as ações de enfrentamento à influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no Ministério da Agricultura e Pecuária. A medida foi estabelecida por meio da Medida Provisória número 1.177 e já foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A assinatura da MP foi realizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. O valor do crédito extraordinário será destinado ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), visando intensificar as ações de controle e combate à Influenza Aviária.
Dentre as principais medidas que serão adotadas, destaca-se a rápida identificação, testagem e cuidados sanitários dos casos suspeitos. Para isso, as equipes técnicas contarão com reforço para realizar ações pontuais in loco, buscando conter a propagação da doença e minimizar seus impactos na avicultura brasileira.
Com essa iniciativa do governo, espera-se fortalecer a capacidade de resposta do país diante da Influenza Aviária, protegendo a saúde dos animais e garantindo a segurança alimentar da população.