A alta expectativa de vida dos brasileiros tem influenciado não somente o mercado de trabalho, mas também o processo de formação de jovens e adultos. Essa é a avaliação da diretora do Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB), Suely Castro de Menezes, ao contabilizar 120 novas matriculadas na segunda chamada do curso técnico profissional de Cuidador de Idosos. Deste quantitativo de alunos cerca de 90% são mulheres com idade acima de 30 anos. O Instituto de Educação Rui Barbosa é uma unidade da Rede Estadual de Ensino.
A velhice pode ser definida como um processo dinâmico e progressivo no qual ocorrem modificações, tanto morfológicas, funcionais, bioquímicas e psicológicas, que determinam a progressiva perda das capacidades de adaptação do indivíduo ao meio ambiente, ocasionando maior vulnerabilidade e maior incidência de processos patológicos. Especialistas chamam a atenção para o fato de que, além das alterações biológicas, podem ser observados processos de desenvolvimento social e psicológicos alterados em algumas das suas funções, como também problemas de integração e adaptação social do indivíduo.
Entretanto, a velhice não é definida por simples cronologia, e sim pelas condições físicas, funcionais, mentais e de saúde do indivíduo, sugerindo que o processo de envelhecimento é pessoal e diferenciado. Nessa perspectiva, considera-se que o envelhecimento humano não constitui um processo unilateral, mas sim, um padrão de modificações, ou seja, a soma de vários processos entre si, os quais envolvem aspectos biopsicossociais. Portanto, na velhice, como em qualquer outra idade, há pessoas sãs e pessoas doentes.
Para a enfermeira e professora Fabiana Mendonça Oliveira, o cuidador de idosos, seja ele familiar ou profissional contratado, é peça importante na complexa tarefa de proporcionar um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional às pessoas. “Em nosso curso, percebemos uma forte presença de mulheres adultas que buscam compreender o processo fisiológicos e psicológicos do envelhecimento para cuidarem melhor de seus familiares, enquanto outras pessoas buscam uma qualificação profissional para se recolocar no mercado de trabalho”, explica a professora.
Em todos os casos, o cuidador de idosos não deve ser confundido com o acompanhante. “Ambas ocupações seguem a legislação de atividades do lar, mas contemplam afazeres diferenciados. No caso específico do cuidador de idosos, trata-se de um campo no mercado de trabalho que está aberto e em crescente ascensão, mas que ainda necessita de uma formalização enquanto profissão. Este profissional pode trabalhar pela CLT ou como prestador de serviço via MEI”, enfatiza Fabiana.
A auxiliar de enfermagem e aluna da segunda turma do curso de Cuidador de Idosos do IERB, Vânia Regina Cruz Santos, afirma que o curso técnico está superando suas expectativas. “A estrutura da escola é muito boa, a grade curricular é ampla e os professores são ótimos. Eles desafiam, cotidianamente, nossa capacidade de pensar a respeito do processo de envelhecimento, despertando nos alunos a importância de discutirmos a questão do idoso dentro da sociedade e de tudo o que precisa ser feito, das carências e dos problemas, sobre o ponto de vista ético”.
Ofertado pela Secretaria de Educação e Cultura (Seduc), o Curso Técnico em Cuidador de Idosos do IERB é dividido em três módulos, com turmas nos turnos manhã, tarde e noite. A formação é gratuita e conta com uma duração de 18 meses, distribuídas em 25 horas semanais e totalizando 1.760 horas, com prática supervisionada inclusa. O curso ainda tem como parceiro o Itaú Cultural que está produzindo um documentário com o tema Educação e Trabalho, onde acompanha-se o processo de formação técnico-profissionalizante em Sergipe.
Confira a Matriz Curricular do Curso Técnico em Cuidador de Idosos do IERB:
Módulo I
Informática básica
Ética e relações interpessoais
Higiene e segurança no trabalho
Legislação trabalhista
Anatomia e fisiologia humana
Fundamentos de gerontologia e geriatria
Projeto de Aprendizagem Interdisciplinar – PAI I
Módulo II
Políticas públicas, Direito e Legislação aplicadas ao Cuidado à Pessoa Idosa
Fundamentos de Farmacologia e Administração de medicamentos
Saúde e Bem-estar do Idoso
Procedimentos Operacionais Técnicos
Primeiros Socorros
Disfunção orgânica do Idoso
Projeto de Aprendizagem Interdisciplinar – PAI II
Módulo III
Projeto de Aprendizagem Interdisciplinar – PAI III
Psicologia aplicada
Doenças crônicas
Educação permanente e integração social
Nutrição do Idoso
Biomecânica aplicada ao Idoso
Prática supervisionada
Projeto de Aprendizagem Interdisciplinar – PAI IV