A Juíza Rosa Geane Nascimento, Coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), recebeu na noite da última terça-feira, 06, o Título de Cidadã Aracajuana. A homenagem foi uma iniciativa do vereador Professor Bittencourt (PDT), que destacou o trabalho desenvolvido pela juíza na luta em defesa dos direitos das mulheres e pela efetivação das políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar.
“O título de cidadania é o reconhecimento de que alguém prestou serviços importantes para a nossa cidade e, de fato, Rosa Geane já é cidadã aracajuana. Que o exemplo e as realizações da nossa homenageada possam servir de referência para outras tantas mulheres. Rosa Geane contribui enormemente para que as suas ações melhorem a vida do povo aracajuano. Esse título é uma homenagem ao trabalho que ela desenvolve em nossa cidade Aracaju”, pontuou.
A solenidade conjunta aconteceu no Auditório José Rollemberg Leite, Palácio da Justiça Tobias Barreto de Menezes. Compuseram a mesa: o Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Edson Ulisses de Melo; a Vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza; o Presidente da Academia Sergipana de Letras, José Anderson Nascimento; os vereadores Professor Bittencourt (PDT), Fabiano Oliveira (PP) e a vereadora Emília Corrêa (Patriota).
A homenageada, Rosa Geane, agradeceu a honraria recebida. “Eu agradeço imensamente ao vereador Professor Bittencourt pela sensibilidade e essa honra de ter me nominado para esse título de cidadã aracajuana. Eu quero agradecer à Câmara Municipal de Aracaju e a cada um dos habitantes dessa cidade por terem me dado esse apoio emocional, essa firmeza que me fez construir a minha carreira profissional nesta cidade. Aqui eu construí toda a minha história de vida, então eu já me sinto uma cidadã Aracajuana de fato, mas hoje eu sou de direito”, finalizou
Rosa Geane Nascimento Santos, nasceu no município de Estância/SE, em 03 de março de 1965. Filha de seu Mário Barreto dos Santos e de dona Maria Teresinha Nascimento Santos, formou-se em Letras e Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). É Mestre em Direito, Estado e Cidadania pela Universidade Gama Filho (RJ). É Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, onde atua como Coordenadora da Mulher, da Infância e Juventude, com ações destinadas ao enfrentamento, prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.
Em sua atuação, destacam-se a elaboração do projeto de criação do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e o fomento para a criação da Casa da Mulher Brasileira em Sergipe. Tem desenvolvido um papel primoroso no combate à violência contra a mulher em Sergipe.
É membro da Comissão de Implementação, Difusão e Execução da Justiça Restaurativa do TJSE; do Comitê de Equidade de Gênero e Raça do TJSE; e dos Colégios de Coordenadores da Infância e da Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil e da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário Brasileiro. Participa ainda dos fóruns nacionais da Justiça Protetiva, da Justiça Juvenil e de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Em 2019, recebeu do Senado a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.
Na solenidade, além da juíza Rosa Geane, as advogadas Maria do Carmo Déda Chagas de Melo e Luciana Déda, também receberam o Título de Cidadania Aracajuana. O decreto legislativo das demais homenageadas é de autoria do vereador Vinicius Porto (PDT) e do ex-vereador Jason Neto (in memoriam), respectivamente.
Por David Rodrigues
Foto: China Tom