O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) comemorou hoje, 25, no Dia Nacional Doador de Sangue, a Lei 5.520/ 2022, que trata sobre a criação da Campanha de Conscientização, Valorização e Incentivo da Doação de Sangue, Plaquetas e Medula Óssea no município de Aracaju .
Aprovada por unanimidade pelo Parlamento Municipal e de autoria do legislador, a nova norma proposta objetiva divulgar, incentivar, e valorizar a doação de sangue, plaquetas e medula óssea para fins terapêuticos e científicos, observando os princípios éticos e legais e as instruções do SUS (Sistema Único de Saúde).
Durante a defesa do projeto, Dr. Manuel Marcos explicou o déficit existente nos bancos de sangue do Estado. “Cada doação pode salvar até quatro vidas. Sabemos da importância da doação de sangue, principalmente durante as cirurgias. Os estoques de sangue do Hemose sempre estão abaixo dos 50% de sua capacidade. Esperamos agora , com a obrigatoriedade da lei, que as ações de incentivos às doações sejam mais efetivas”, pontuou o parlamentar.
Sobre o que se refere à medula óssea, a legislação prevê a doação voluntária, visando à ampliação das possibilidades de localização de doadores compatíveis. “Todo mundo ganha com a nova com a lei. O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias, principalmente pessoas jovens que sofrem com a deficiência na produção de plaquetas. Agora é lei, é obrigatório pensar nas ações”, explanou o vereador.Instagram
Facebook
Twitter