Os moradores dos loteamentos Costa Verde I e II, localizados no bairro Aruana, na capital sergipana, testemunham uma importante transformação urbanística. No local, a Prefeitura de Aracaju está executando a obra de implantação de infraestrutura básica. O projeto conta com investimento superior a R$ 12 milhões e faz parte do Aracaju Cidade do Futuro, programa a partir do qual o município está investindo R$ 500 milhões na realização de 23 obras estruturantes em todas as regiões da cidade.
O projeto de urbanização do Costa Verde I e do Costa Verde II contempla a terraplenagem, a construção de rede de drenagem pluvial, pavimentação asfáltica, sinalização viária, implantação de passeios em concreto e acessibilidade nas ruas ‘1’, ‘2’, ‘A’, ‘B’, ‘C’, ‘D’, ‘E’, ‘F’, ‘G’, ‘H’, ‘I’, ‘J’, ‘L’, ‘M’, ‘N’, ‘O’, ‘P’ e ‘Q’.
Embora a obra esteja no estágio inicial, os moradores da região já se mostram ansiosos pela conclusão dos serviços, os quais proporcionarão mais dignidade e qualidade de vida para milhares de aracajuanos que residem na Aruana, a exemplo do aposentado Genézio dos Santos, de 65 anos, que mora no bairro há oito anos.
“O nosso bairro é distante do centro da cidade, e a população não costuma ir até lá. Quando se tem melhoras aqui na região é bom para todo mundo, porque as pessoas começam a investir aqui, o lugar fica mais valorizado. Infraestrutura gera saúde e qualidade de vida para todos nós. Aqui, quando chovia, ficava péssimo, e agora, com essas obras, não vamos mais ter poça d’água, lama, e vai facilitar a passagem das pessoas e dos carros pelas nossas ruas”, diz.
José Geraldo dos Santos, aposentado de 53 anos e morador do local há 18 anos, também expressa entusiasmo. “A gente já esperava há muito tempo por melhorias aqui, vivendo nessa situação de muita terra, poeira e lama nas ruas. Quando chovia era um caos. Já fizeram a rede de esgoto, agora estão fazendo a rede pluvial, e quando chove, a água vai escorrer para o canal e não vai mais encher as ruas. Em breve vão fazer os meios-fios e as calçadas, o que será muito bom para os pedestres”, comenta.
Para os comerciantes locais, as mudanças prometem não apenas conforto, mas também um aumento na clientela. É o que garante Fabrício Nascimento Vieira, que possui um açougue no local há seis anos. “Aqui antigamente era uma poeira danada, tinha que ficar limpando o tempo todo. Agora, com o asfalto, fica tudo mais limpo e isso vai atrair mais a clientela, porque o ambiente fica melhor. Além disso, aqui também enchia de água no nosso açougue, mas com essas obras de esgoto e drenagem, isso não vai mais acontecer”, afirma.
Carlison Matheus Matos, autônomo de 32 anos e residente há dois anos, também se mostra satisfeito com o investimento realizado pela Prefeitura de Aracaju em sua comunidade. “Tudo vai mudar para a gente na questão de infraestrutura e mobilidade. Já vínhamos sofrendo bastante com a falta de infraestrutura, que estávamos precisando bastante. E aqui é um importante acesso para o 17 de Março e outros bairros, e está crescendo cada vez mais”, avalia.