A mais recente pesquisa Quaest, divulgada nesta terça-feira (22), detalha o cenário da corrida eleitoral para as duas vagas ao Senado pela Paraíba em 2026. O levantamento, realizado entre os dias 18 e 21 de setembro, aponta o governador João Azevêdo (PSB) na liderança das intenções de voto, com 28% no cenário consolidado de votos totais.
Cenário das intenções de voto
No levantamento que considera a combinação de votos para as duas vagas, João Azevêdo aparece com 28%, seguido por Veneziano Vital (MDB), com 18%. Na sequência, aparecem Nabor Wanderley (Republicanos), com 12%, Marcelo Queiroga (PL), com 7%, e Major Fábio (Novo), com 3%. Os demais candidatos somam percentuais menores.
A metodologia da pesquisa, encomendada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, leva em conta a necessidade de o eleitor escolher dois nomes, já que o estado renovará duas cadeiras no Senado Federal. Quando analisada apenas a primeira vaga, João Azevêdo alcança 42% das intenções, enquanto Veneziano Vital lidera a preferência para a segunda vaga, com 20%.
Definição do voto e rejeição
O estudo também mediu o grau de convicção do eleitorado paraibano. Segundo os dados, 71% dos entrevistados afirmam que sua escolha de candidato é definitiva, um aumento em relação aos 65% registrados na pesquisa anterior. Por outro lado, 28% dos eleitores ainda admitem a possibilidade de mudar o voto até o dia do pleito.
No quesito rejeição, o levantamento avaliou o índice de eleitores que conhecem os candidatos, mas declaram que não votariam neles. Veneziano Vital e Nabor Wanderley apresentam os maiores índices de rejeição nesta categoria. Em contrapartida, João Azevêdo possui o maior índice de eleitores que afirmam conhecer e votar no candidato, atingindo 66%.
Metodologia e contexto eleitoral
A pesquisa Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PB-01325/2026 ouviu 804 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Na modalidade espontânea, onde os nomes não são apresentados aos eleitores, o índice de indecisos ainda é elevado, chegando a 63%. Este cenário reflete o período inicial de pré-campanha e a tendência de consolidação das candidaturas à medida que o calendário eleitoral avança. O próximo passo para as coligações é intensificar o conhecimento dos nomes junto ao eleitorado, especialmente entre aqueles que ainda não definiram seus representantes para o Senado.

