Pular para o conteúdo
Prefeitura de Aracaju disponibilizará posto médico durante shows de aniversário de 168 capital

Prefeitura de Aracaju disponibilizará posto médico durante shows de aniversário de 168 capital

Prefeitura de Aracaju disponibilizará posto médico durante shows de aniversário de 1688 capital

Prefeitura de Aracaju disponibilizará posto médico durante shows de aniversário de 168 capital

Para que aracajuanos e turistas aproveitem as comemorações pelos 168 anos da capital, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), atuará em diferentes frentes de trabalho realizando atendimentos de urgência e fiscalização sanitária.

Para os shows que serão realizados nos dias 17 e 18 na praça de eventos Hilton Lopes, entre os mercados centrais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) montou um Posto Médico Avançado com estrutura para atendimentos de urgência e emergência no local da festa.

O Posto Médico funcionará nos dois dias a partir das 19h, e terá estrutura física composta por seis leitos, sendo dois de estabilização e cinco poltronas para medicação rápida. A equipe será composta por 12 profissionais, sendo quatro técnicos de enfermagem, um enfermeiro, dois médicos e dois gestores.

Os Hospitais Municipais Nestor Piva e Fernando Franco estarão na retaguarda durante todo o período de realização da festa. Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) dará suporte com duas ambulâncias, uma viatura básica e outra viatura de suporte avançado, em caso de transferência para a rede hospitalar, pública ou privada.

Vigilância Sanitária
Também durante os dois dias de programação musical na praça dos mercados centrais, a Vigilância Sanitária atuará com quatro fiscais. Segundo a gerente de Alimentos da SMS, Laila Garcia Moreno, as equipes monitorarão desde a chegada do gelo à venda de comidas.

“Nós vamos monitorar o trabalho dos ambulantes assim que eles chegam ao local. Os fiscais vão observar o acondicionamento de tudo o que é vendido. Outra questão importante é o certificado do curso de Boas Práticas e Manipulação. A nossa equipe, ao fazer a inspeção, cobra o documento. E os vendedores sabem que precisam levá-lo para o local do evento. A correta higiene na manipulação e venda e o condicionamento adequado são essenciais para prevenir a contaminação dos alimentos e garantir o bem-estar da população”, orienta Laila.

Corrida Cidade de Aracaju
Para assegurar a melhor assistência aos participantes da 38ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, a Secretaria Municipal da Saúde estruturou uma unidade de atendimento com três leitos, sendo um de estabilização e quatro poltronas de medicação rápida, composta por dois médicos, um enfermeiro e quatro técnicos de enfermagem.

De acordo com o assessor técnico da Rede de Urgência e Emergência (Reue) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Yuri Belchior, foi montado um plano de ação voltado para o pronto atendimento de urgência. O posto será instalado no ponto de chegada, na praça Inácio Joaquim Barbosa – antiga praça do Mini-golf, na avenida Ivo do Prado.

“A partir das 13h do sábado, 18, as equipes estarão de prontidão para atender a toda e qualquer situação de urgência dentro da corrida. Inclusive, já sinalizamos para todos os hospitais, seja da rede pública ou privada, para ficarem sob aviso para qualquer possível transferência. O Samu dará suporte durante toda a prova com uma viatura básica fixa no posto médico, uma viatura de suporte avançado, seis servidores e duas motolâncias ao longo do percurso. Além de 12 ambulâncias no percurso particulares contratadas pelo evento”, reforça Yuri.

Imprensa 24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter