Pular para o conteúdo
Prefeitura de Aracaju oferta tratamento especializado para pessoas com sequelas de COVID-19

Prefeitura de Aracaju oferta tratamento especializado para pessoas com sequelas de COVID-19

Prefeitura de Aracaju oferta tratamento especializado para pessoas com sequelas de COVID-19

Para os residentes em Aracaju que enfrentaram a COVID-19 e agora lidam com sequelas da doença, o Centro de Especialidades Médicas (Cemar/Siqueira Campos), sob a gestão da Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece atendimento especializado voltado para a reabilitação desses pacientes.

A médica Anna Lígia ressalta que as sequelas da COVID-19 podem se manifestar em diversos sistemas do corpo, incluindo o respiratório, neurológico, cardiovascular, psiquiátrico, reumatológico, digestivo, urológico e dermatológico. “É uma doença grave com exacerbação inflamatória multissistêmica, e o pós-COVID ou a COVID prolongada são as sequelas que alguns pacientes apresentam em várias formas”, destaca.

Acesso ao Serviço Especializado:

O primeiro passo para acessar o atendimento especializado é procurar a Unidade de Saúde da Família (USF), onde a equipe de enfermagem realizará um acolhimento para avaliar os sintomas após o diagnóstico positivo de COVID-19. Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Especializada (REAE), Luciana Araújo, após o acolhimento inicial, o paciente será encaminhado a um médico para investigação mais aprofundada dos sintomas das sequelas relatadas.

“Sintomas como sensação de aperto, tosse, taquicardia, fadiga, fraqueza muscular, entre outros, podem estar associados ao período em que a pessoa foi acometida pela COVID. Se confirmado na primeira avaliação, o médico encaminhará o usuário para a fila de espera do Sistema IDS Saúde para o Médico de Avaliação de Sequela da COVID e, em seguida, passará por uma teleconsulta com a médica, que fornecerá o direcionamento para a especialidade relacionada ao caso”, explica Luciana.

Encaminhamento Especializado:

Após a identificação da origem dos sintomas, o paciente será encaminhado para um especialista na área correspondente. Por exemplo, se os sintomas forem neurológicos, a consulta com o neurologista será agendada. O mesmo procedimento se aplica aos sintomas relacionados às outras especialidades oferecidas no Cemar, como cardiovascular, respiratório, reumatológico, gastrointestinal e urológico. Especialidades não disponíveis no Cemar serão incluídas na lista de espera.

A iniciativa visa proporcionar um tratamento abrangente e personalizado para aqueles que enfrentam as sequelas da COVID-19, contribuindo para a recuperação plena da saúde desses pacientes em Aracaju.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/ como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter