Pular para o conteúdo
Prefeitura de Aracaju promove formação de prevenção e segurança nas escolas

Prefeitura de Aracaju promove formação de prevenção e segurança nas escolas

A Prefeitura de Aracaju, em continuidade às ações de cuidado e prevenção com relação à segurança nas unidades de ensino da rede municipal, realizará, no próximo sábado, 15, mais uma formação em situações emergenciais nas escolas. O curso será intersetorial, numa parceria entre as secretarias municipais da Educação (Semed) e da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Guarda Municipal de Aracaju (GMA). A formação será realizada das 8h às 16h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Oliva Alves, no bairro Santa Maria, e terá um público de cerca de 450 pessoas, sendo voltada para diretores escolares, coordenadores pedagógicos e agentes de portaria da Semed.
Estarão presentes, também, representantes da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), das prefeituras de Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Japaratuba, entre outros municípios do Estado, e da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe (Fenem-SE). O curso formativo será dividido entre teoria e prática, e terá como principal objetivo orientar os profissionais sobre como agir em situações de emergência na escola, a exemplo de invasão com arma branca e arma de fogo. A primeira formação foi realizada nos dias 23 e 24 de agosto de 2022.

De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, é de fundamental importância que os servidores das escolas estejam capacitados para atuarem em um momento de maior estresse. Ele destaca, ainda, que essa segunda formação já estava programada para acontecer no mês de junho, mas que foi antecipada para o próximo sábado.

“Neste curso vamos reforçar a importância dos procedimentos dos agentes de portaria, para que possamos agir com mais rigor nas entradas das nossas escolas. Também vamos capacitar os coordenadores pedagógicos para que eles possam operar e conduzir as equipes nas escolas em casos de situações de emergência. Estamos trabalhando, desde o ano passado, na elaboração de um protocolo, que estamos chamando de procedimento operacional padrão de situação de emergência”, explica Ricardo.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter