Pular para o conteúdo
Prefeitura de Aracaju promove “Sábado Saudável” com foco no Outubro Rosa

Prefeitura de Aracaju promove “Sábado Saudável” com foco no Outubro Rosa

Prefeitura de Aracaju promove "Sábado Saudável" com foco no Outubro Rosa

No próximo sábado, dia 21, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizará mais uma edição do “Sábado Saudável”. Essa iniciativa, que busca oferecer diversos serviços de saúde à população, ganha destaque neste mês de outubro em alusão ao Outubro Rosa, campanha nacional de prevenção ao câncer de mama. Nesta edição especial, a ação se concentrará nas mulheres e se expandirá para oito Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital.

Das 8h às 13h, as seguintes USFs estarão abertas ao público: Augusto Franco (Farolândia), Elizabeth Pita (Santa Maria), Ministro Costa (Inácio Barbosa), Adel Nunes (América), Dona Jovem (Industrial), José Augusto Barreto (Japãozinho), Anália Pina (Santos Dumont) e Dr. José Calumby (Jardim Centenário).

O Outubro Rosa é uma campanha nacional que visa sensibilizar a população sobre o câncer de mama, suas consequências, possíveis causas e tratamentos. Segundo a referência técnica do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, o “Sábado Saudável” tem como objetivo aproximar a comunidade dos serviços de saúde oferecidos nas USFs, com um foco especial na prevenção e cuidado da saúde da mulher.

Léa Matos afirma: “Nosso objetivo com o ‘Sábado Saudável’ é aproximar a comunidade dos serviços de saúde oferecidos nas USFs. Para isso, estaremos orientando sobre o combate do câncer de colo de útero, bucal e de mama. Além disso, ofereceremos testes rápidos e exames para diagnóstico de HIV, sífilis e Hepatites B e C, bem como teste de gravidez, além da atualização do cartão vacinal. Estimulamos a participação do indivíduo no cuidado com a saúde, sobretudo a prevenção, e incentivamos e promovemos a prática de atividades físicas como medida preventiva de agravos à saúde.”

Entre os serviços oferecidos neste “Sábado Saudável” estão:

  1. Exames citopatológicos de colo de útero – com prioridade para mulheres de 25 a 64 anos. Para realizar o exame, é necessário evitar relações sexuais nas últimas 48 horas, duchas e o uso de medicamentos vaginais.
  2. Exame clínico das mamas e agendamento de mamografia, com prioridade para a faixa etária entre 50 e 69 anos.
  3. Agendamento de ultrassonografia de mama e transvaginal.

Além disso, será disponibilizada uma Sala de Espera com a equipe do Programa Academia da Cidade para atividades de alongamento. Haverá também Educação em Saúde com residentes, estudantes e profissionais sobre temas voltados ao combate do câncer de mama, colo de útero e violência contra a mulher, além de consulta odontológica para avaliação de câncer bucal.

O serviço de atualização do cartão vacinal estará disponível para a população em geral, bastando apresentar um documento de identificação com foto e o cartão de vacinação.

Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte:https://imprensa24h.com.br

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter