O Programa Mais Médicos lançou hoje, pelo Governo Federal, um novo edital com 29 vagas destinadas ao estado de Sergipe. Em âmbito nacional, são disponibilizadas 5.970 vagas para profissionais da área. A convocação inicial prioriza médicos brasileiros formados no país, mas também serão convocados médicos formados no exterior, sejam eles nascidos no Brasil ou estrangeiros, para preencher as vagas remanescentes.
As inscrições para o programa iniciarão nesta sexta-feira, dia 26, e seguirão até o dia 31 de maio, sendo realizadas de forma online. Cada participante selecionado pelo programa receberá uma bolsa-formação no valor de R$ 12.386,50 por 48 meses, com possibilidade de prorrogação pelo mesmo período. Para ter acesso ao edital, clique aqui.
A expectativa do governo é realizar a seleção dos candidatos no mês de junho, com previsão para os profissionais começarem a atuar nas regiões designadas ainda no mesmo mês. O processo seletivo será baseado na avaliação do currículo dos médicos candidatos, levando em consideração as formações adicionais e experiências anteriores, com pontuações atribuídas a cada item. No total, cada candidato poderá obter até 90 pontos.
Confira as regras de inscrição:
- Possuir diploma de medicina com habilitação para exercício da profissão. Para médicos estrangeiros, é necessário ter autorização para atuar no exterior.
- Não ter pendências criminais na Justiça Federal ou Estadual nos últimos seis meses.
- Homens brasileiros devem estar com a situação regularizada em relação às obrigações militares.
- Não possuir pendências na Justiça Eleitoral.
O Programa Mais Médicos foi criado em 2013, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff, e atualmente conta com mais de 8 mil médicos participantes. Segundo o governo, aproximadamente 45% das vagas estão disponíveis em regiões de vulnerabilidade social. A oportunidade de atuar nessas áreas visa proporcionar um maior acesso à saúde para a população mais necessitada.