Pular para o conteúdo
Projeto de Lei propõe que motoristas que atropelarem animais e não comunicarem as autoridades devem pagar multa

Projeto de Lei propõe que motoristas que atropelarem animais e não comunicarem as autoridades devem pagar multa

Projeto de Lei propõe que motoristas que atropelarem animais e não comunicarem as autoridades devem pagar multa

Um projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados propõe medidas mais rigorosas para os motoristas que atropelam animais nas estradas brasileiras e não comunicam as autoridades. Se aprovado, a legislação pode impor penalidades graves, buscando criar uma conscientização sobre a importância de prevenir e agir em casos de atropelamentos.

De acordo com o texto do projeto, os motoristas que negligenciarem a comunicação do atropelamento de um animal à polícia ou à concessionária da via enfrentarão infração gravíssima. Isso resultaria em uma multa de R$ 293,47 e na perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta visa tornar obrigatório o relato imediato do incidente, destacando a relevância de prestar socorro aos animais atingidos.

Além disso, o projeto inclui disposições para responsabilizar o condutor pelos custos do tratamento veterinário do animal ferido, caso seja comprovado dolo no atropelamento. Essa medida visa garantir que o motorista assuma as despesas necessárias para a completa recuperação do animal.

No caso de rodovias sob concessão, a proposta estabelece a obrigatoriedade da concessionária prestar socorro aos animais atropelados. Adicionalmente, a concessionária deve promover campanhas de prevenção ao atropelamento de animais na via. Contudo, o projeto prevê a possibilidade de reajustes na tarifa do pedágio para manter o equilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão.

O projeto já foi aprovado na comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e agora aguarda análise pela comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se passar por essas instâncias, seguirá para votação no plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, para tramitação no Senado.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URL https://imprensa24h.com.br/ como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter