A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mantém uma Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) para atender usuários dependentes de álcool e outras drogas (AD) na cidade. A Reaps conta com vários equipamentos, incluindo os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) AD Primavera e Infantojuvenil Vida, a Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) e o Projeto de Redução de Danos (PRD).
Os Caps AD Primavera e Infantojuvenil Vida, que atendem adultos e jovens até 29 anos, funcionam 24 horas por dia e possuem leitos para acolhimento noturno. A equipe multiprofissional faz uma avaliação do usuário assim que ele chega ao Centro, mas a avaliação também pode ser solicitada pela família do usuário.
De acordo com Camilla Martins, coordenadora da Reaps, o acesso ao Caps é porta aberta e o usuário pode ser inserido no serviço por desejo próprio. Os profissionais utilizam estratégias sensíveis para dar suporte ao sujeito dentro de sua autonomia. “Não existe uma fórmula ou um acompanhamento ideal, existe a realidade dos atravessamentos de cada um e as escolhas que fazemos. A oferta de cuidado, de escuta, para que possamos compreender, através da vinculação, de que forma este suporte será construído por nós e pelo sujeito autor de sua história, é o caminho real”, enfatiza.
A UAA é uma unidade de acolhimento adulto que potencializa o Projeto Terapêutico Singular (PTS) traçado nos Caps e ajuda o usuário a traçar novos projetos de vida, envolvendo a diminuição do uso de drogas. Além disso, a equipe da UAA cuida da pessoa de forma integral, considerando os fatores externos que podem influenciar no uso de drogas, como desemprego e relacionamentos rompidos.
O PRD trabalha para diminuir o impacto dos danos causados pelo uso abusivo de álcool e outras drogas. O projeto se concentra no território com pessoas em situação de rua que não acessam a unidade básica de saúde. Os redutores de danos realizam visitas domiciliares e promovem ações educativas nas escolas, ações no território e nas cenas de uso. O trabalho é vinculado aos Caps e em paralelo com os Programas Consultório na Rua, IST/Aids e Hepatites Virais, e outros serviços da rede, de acordo com as especificidades de cada demanda.
A população de Aracaju pode contar com a rede de atendimento da Prefeitura para obter tratamento e suporte para a dependência de álcool e outras drogas. Os Caps AD III Primavera e Vida estão localizados, respectivamente, nos bairros Atalaia e Suissa. Para mais informações, entre em contato pelos telefones (79) 3179-4620 e (79) 3179-3770.
Reprodução autorizada mediante a divulgação da Fonte: Imprensa 24h