Pular para o conteúdo
Sergipe lidera crescimento no setor de Serviços em dezembro de 2023, aponta IBGE

Sergipe lidera crescimento no setor de Serviços em dezembro de 2023, aponta IBGE

Sergipe lidera crescimento no setor de Serviços em dezembro de 2023, aponta IBGE

De acordo com os últimos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisados pelo Observatório de Sergipe, o estado de Sergipe se destacou no cenário nacional liderando o crescimento no setor de Serviços no mês de dezembro de 2023.

Comparado ao mesmo período do ano anterior, o crescimento registrado foi significativo, atingindo a marca de 12,1%. No acumulado do ano, a variação foi de 6,3%. Além disso, a receita nominal teve um aumento expressivo de 12,7% em relação a novembro, e comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um crescimento de 14,8%. O acumulado no ano apontou um aumento de 8,9%.

Julio Filgueira, gestor da Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan), destacou a importância desses dados: “Eles reforçam o crescimento econômico de Sergipe e permitem que o Estado, órgãos e entidades de diversos setores possam trabalhar e planejar ações a partir destas informações”.

A secretária da Fazenda, Sarah Tarsila, ressaltou que esse crescimento representa um momento positivo para a economia sergipana, gerando não apenas novas oportunidades de trabalho, mas também contribuindo para o aumento da arrecadação das prefeituras e do Estado.

Jorge Teles, secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), destacou o resultado da pesquisa como fruto do trabalho do Governo do Estado na geração de emprego, oportunidades e na atração de turistas para Sergipe.

No âmbito nacional, o volume de serviços em dezembro teve um crescimento em 18 das 27 unidades da federação, com um aumento de 0,3% no Brasil, conforme ajuste sazonal. Sergipe, com um crescimento de 9,8%, se destacou ao lado de outros estados como Acre (5,7%) e Rio Grande do Norte (5,2%).

Por outro lado, Tocantins (-6,4%), Mato Grosso do Sul (-4,1%) e Rio de Janeiro e Mato Grosso (-2,6%, ambos) apresentaram os maiores resultados negativos.

No acumulado do ano, frente ao mesmo período do ano anterior, o avanço no volume de serviços no Brasil (2,3%) foi registrado em 25 das 27 unidades da federação, com Sergipe ocupando a 14ª posição em variação.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter