Na busca por promover um carnaval seguro e consciente, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju realizou uma ação educativa nesta quinta-feira, 8, na avenida Ivo do Prado, no bairro São José. Com cartazes, cânticos educativos, panfletos e instruções sobre trânsito seguro, a iniciativa visou sensibilizar motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas sobre a importância de adotar boas práticas no trânsito.
A equipe da Coordenadoria de Educação para o Trânsito (CET) e agentes da SMTT abordaram os transeuntes, ressaltando a necessidade da manutenção dos veículos, o uso correto dos equipamentos de segurança e a proibição da combinação de álcool e direção. Segundo Reinato Santos, integrante da CET e agente de trânsito, tais medidas são fundamentais para prevenir sinistros durante o período carnavalesco.
Além disso, Santos destacou outras práticas essenciais no trânsito, como o uso do capacete e calçados fechados por parte dos motociclistas, o uso do cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo e o respeito aos limites de velocidade.
A população também foi alertada sobre os riscos de comportamentos inadequados no trânsito. Lidiane Gonçalves, responsável técnica do Núcleo de Prevenção de Violências e Acidentes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ressaltou que o uso de álcool e direção, o excesso de velocidade e manobras inadequadas são os principais fatores de risco que resultam em acidentes e óbitos nas vias.
Para os participantes da blitz educativa, como o motociclista Sérgio Trindade e a técnica de enfermagem Luzimery Batista, ações como essa são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito e a responsabilidade de cada indivíduo na preservação da segurança viária.
Ainda segundo a matéria, Everson Reis, pintor de automóveis, e Tatiane Reis, assistente administrativo, reconheceram a relevância das ações educativas promovidas pela SMTT de Aracaju, destacando a necessidade de uma mudança de comportamento por parte dos condutores e motociclistas.
A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.