Pular para o conteúdo
Tudo pronto para o Projeto Verão 2023, maior festival da estação em Sergipe

Tudo pronto para o Projeto Verão 2023, maior festival da estação em Sergipe

Estrutura preparada, atrações confirmadas e esquema de segurança, saúde, trânsito e assistência devidamente montado. Com tudo pronto, agora só falta dar play na festa mais diversa, criativa e agitada da capital sergipana, o Projeto Verão 2023, que acontece a partir desta sexta-feira, 10, em Aracaju. O evento é uma realização da Prefeitura de Aracaju em parceria com o Governo do Estado, e promete reunir milhares de pessoas na Orla da Atalaia. Confira a programação completa.
“Está tudo pronto para o nosso Projeto Verão. Depois de dias intensos de muito trabalho e dedicação, toda a estrutura do evento está pronta para receber os milhares de aracajuanos, sergipanos e turistas que se divertirão na nossa festa. Aproveito para agradecer a todos os trabalhadores que se debruçaram para que o espaço ficasse pronto, com a segurança que o nosso evento merece. Agora, aguardamos cada um de vocês para que a festa fique completa”, destaca o prefeito Edvaldo Nogueira.
O festival, que está sendo retomado após dois anos de suspensão devido às restrições da pandemia da covid-19, está com ampla programação musical, com artistas locais e nacionais, a exemplo de Héloa, Reação, Falcão, Anavitória, Duda Beat, Melim, Anne Carol e outros. Além disso, aproveitando o clima de verão, o Projeto também conta com uma programação esportiva durante o dia, com Vôlei de Praia, Beach Tennis, Futevôlei, Surf, entre tantos outros, na Arena Beach montada na praia da Cinelândia, e que se estenderá à Orla Pôr do Sol.
Segurança e Estrutura
A segurança do evento será garantida a partir das ações conjuntas entre Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Polícia Civil e pelo Corpo de Bombeiros Militares de Sergipe (CBMSE). Juntando todos os efetivos empenhados no Projeto Verão, serão mais de 600 agentes entre guardiões, policiais militares e civis, bombeiros militares e vigilantes desarmados.
A GMA atuará com um efetivo de 200 guardiões por dia, dispostos em patrulhas itinerantes e em pontos fixos estratégicos com viaturas na faixa de areia da praia da Atalaia. Serão empregados, ainda, cães farejadores, antes e durante o evento, na busca por possíveis entorpecentes e/ou armas. Já a Polícia Militar empregará 100 policiais militares diariamente, em quatro unidades envolvidas. O Corpo de Bombeiros atuará com 96 bombeiros militares divididos nos três dias de evento. A segurança contará, ainda, com a vigilância desarmada, num efetivo de 142 vigilantes, e também com 80 bombeiros civis.
A Defesa Civil de Aracaju, órgão que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), acompanhou toda a montagem da estrutura, realizando vistorias antes do evento, além da verificação dos materiais, teste de carga e monitoramento durante o festival.
Trânsito
O esquema de trânsito também já está pronto e contará com ações da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Aracaju, que empregará 20 agentes por dia de evento. Ao todo serão 60 agentes de trânsito atuando no Projeto Verão 2023. Serão montados pontos de bloqueio em trechos da avenida Santos Dumont, na Orla, e também haverá monitoramento em pontos estratégicos da região.
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará presente na festa por meio das redes de Urgência e Emergência, além das equipes de Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, além de disponibilizar vacinação. Serão empregados 21 profissionais, sendo quatro gestores, três médicos, três enfermeiros, nove técnicos de enfermagem e dois serviços gerais. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também estará presente com equipes completas, totalizando nos três dias de evento 28 profissionais.
O posto médico atenderá com nove leitos, sendo dois de estabilização, e seis poltronas para estabilização. O funcionamento acontecerá na sexta-feira, 10, das 19h às 7h do sábado, 11; no sábado, das 19h às 7h do domingo, 12; e no domingo, das 16h às 4h da segunda-feira, 13.
Limpeza
Responsável pela organização dos ambulantes e por toda a limpeza do local, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) atuará através das diretorias de Operações (Dirop), de Espaços Públicos e Abastecimento (Direpa) e de Orlas e Parques (Diropa).  Durante o evento, a Dirop empregará 121 agentes de limpeza, a partir das 5h do sábado, domingo e segunda-feira; 30 agentes, das 13h às 21h20.
Assistência Social 
A Secretaria Municipal da Assistência Social atuará com cerca de 45 profissionais entre equipe de apoio do Camarote da Acessibilidade e técnicos do Serviço Especializado de Abordagem Social e contará com o apoio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPcD) e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O Camarote da Acessibilidade, instalado em um novo local, terá capacidade para 80 pessoas por dia, entre 40 PcDs e 40 acompanhantes. Para acessar, basta se dirigir ao espaço e apresentar documento que comprove a deficiência.
A Abordagem Social atuará com cerca de 20 profissionais por dia, que atuarão na identificação de violações de direitos humanos, notificações e encaminhamentos para toda rede de proteção. Entre as principais violações que podem ser identificadas estão trabalho infantil, negligência, violência contra a mulher, racismo, racismo religioso, LGBTQIfobia, entre outros.
Para denúncias, encaminhamentos dos órgãos de segurança e saúde, e demais orientações durante o evento, a Abordagem Social disponibilizará o telefone (79) 98102-5822.

Imprensa 24h

Notícias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter