Na tarde desta quarta-feira (12), o presidente da Coopanest-SE, Áley Newton, juntamente com o vice-presidente Eduardo de Assis, do vice-diretor de Gestão, Tecnologia e Inovação, Cárcio Sobral, e de funcionários da cooperativa, esteve reunido com o delegado da Receita Federal, Nilson Lima, para saber como funciona o projeto e formalizar a adesão à Campanha.
De acordo com Áley Newton, a campanha incentiva que qualquer sergipano, ao fazer a declaração do Imposto de Renda 2023, possa destinar um percentual do imposto para os Fundos Estadual e Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e/ou para os Fundos Estadual e Municipal dos Direitos do Idoso.
“O objetivo dessa campanha é ampliar a arrecadação desses Fundos Estaduais e Municipais. O percentual pode ser destinado para os Fundos do Estado ou para algum município que queria doar. A receita Federal é quem cuida da verba que esse Fundo capta, através da doação e fiscaliza se os projetos estão sendo executados”, explica o presidente da cooperativa.
Ainda segundo Áley Newton, todos os cooperados serão orientados à fazer essa destinação em suas declarações de imposto de renda, assim como a própria Coopanest-SE, que fará a doação como Pessoa Jurídica (PJ).
Nesta campanha, o contribuinte não paga nada a mais por isso e a participação não interfere na declaração. Na doação, o cálculo do imposto de renda não muda, mesmo que o contribuinte tenha imposto a pagar ou a restituir.