Pular para o conteúdo
Enem 2024: aulão preparatório apresenta espetáculo ‘O que eu vou ser se eu já cresci?’

Enem 2024: aulão preparatório apresenta espetáculo ‘O que eu vou ser se eu já cresci?’

Os mais de seis mil estudantes que vão marcar presença no Mega Aulão do programa IngreSSAr, preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), têm um motivo a mais para curtir o dia inteiro de programação.

Além das aulas de revisão com os melhores professores de cursos preparatórios da Bahia, expositores de instituições de ensino superior que vão oferecer informações sobre cursos e processos de matrícula, a turma vai contar com a apresentação do espetáculo “O que eu vou ser se já cresci?”.

O Mega Aulão do programa IngreSSAr acontece no dia 26 de outubro, último sábado do mês, das 8h às 17h, no Centro de Convenções Salvador, e o elenco da peça segue nos últimos preparativos para a estreia; a primeira apresentação será realizada no evento.

Professor de História, diretor teatral e autor do espetáculo, Ricardo Carvalho afirma que “’O que eu vou ser se já cresci?’ tem o objetivo de estimular a capacidade empreendedora nos jovens, provocando a reflexão a respeito das opções de atuação que estão disponíveis no mercado e como as habilidades de cada pessoa podem ser associadas a elas, facilitando a escolha pela profissão futura sem perder o vínculo subjetivo da escolha, que parte da individualidade e talento de cada estudante”.

Segundo ele, “as aventuras musicais de Josenelson e Catarina também prometem reflexões sobre autoconhecimento e a compreensão sobre os próprios valores pessoais. Em meio aos desafios da juventude num mundo tão acelerado, a dupla, seus amigos e parentes tentam entender as transformações impostas pela idade em meio às cobranças sobre a decisão de qual será a profissão a ser escolhida”.

Ricardo Carvalho também ressalta que “a peça cria um ambiente bacana que permite que os jovens possam perceber como o estilo de vida pode ser aplicado na profissão que ele deseja abraçar, na área que escolheu para estudar”.

“O que eu vou ser se já cresci?” tem a cara da cultura plural soteropolitana, misturando a guitarra baiana com a batida forte do tambor e até K-pop com cheiro de samba-reggae. “Mas o espetáculo não abre mão de oferecer um certo letramento ao público mais jovem que for assistir.

A peça é cheia de elementos que pretendem apresentar à galera coisas que eles desconhecem e seria contribuição cultural para suas experiências futuras”, conclui Ricardo Carvalho.

A apresentação da peça será a “cereja do bolo”, o encerramento do evento de revisão interdisciplinar voltado para estudantes de baixa renda, com famílias inscritas no CadÚnico. As inscrições são gratuitas no site www.ingressar.salvador.ba.gov.br