Pular para o conteúdo
Novas luas são descobertas em Urano e Netuno

Novas luas são descobertas em Urano e Netuno

Novas luas são descobertas em Urano e Netuno

A International Astronomical Union’s Minor Planet Center revelou recentemente descobertas emocionantes em nosso Sistema Solar, aumentando o número de luas conhecidas em Urano e Netuno para 28 e 16, respectivamente.

Scott S. Sheppard, da Carnegie Science, explicou que as três novas luas são as mais desafiadoras de detectar já encontradas em torno desses planetas gelados gigantes, exigindo técnicas avançadas de processamento de imagem para sua revelação.

Urano Recebe uma Nova Lua: S/2023 U1

A mais recente adição aos satélites naturais de Urano é provisoriamente chamada de S/2023 U1. Com apenas 8 quilômetros de diâmetro, ela é possivelmente a menor lua do planeta. Levando 680 dias para completar uma órbita ao redor de Urano, foi avistada pela primeira vez em novembro de 2023, utilizando o telescópio Magellan no Carnegie Science’s Las Campanas Observatory, no Chile. As observações levaram um mês, envolvendo o uso de imagens antigas capturadas em 2021.

Netuno Revela Duas Novas Luas: S/2002 N5 e S/2021 N1

Netuno também recebeu novos satélites naturais. A lua mais brilhante, provisoriamente chamada de S/2002 N5, tem cerca de 23 quilômetros de diâmetro e leva quase 9 anos para completar uma órbita em torno do gigante gelado. Já o satélite mais difícil de detectar, denominado S/2021 N1, tem aproximadamente 14 quilômetros de diâmetro e uma órbita de quase 27 anos. Ambas as luas foram avistadas pela primeira vez em 2021, também com o telescópio Magellan, sendo necessários estudos subsequentes para confirmar suas descobertas devido à sua natureza difícil de visualizar.

O Que Define uma Lua?

De acordo com a NASA, os satélites naturais podem variar em forma, tamanho e composição, com a maioria provavelmente se formando a partir de discos de gás e poeira que cercam os planetas. Embora existam centenas de luas em nosso Sistema Solar, não é uma característica presente em todos os corpos celestes. Por exemplo, Mercúrio e Vênus não possuem luas, enquanto a Terra tem apenas uma, e Marte possui duas pequenas luas.

A reprodução do conteúdo é permitida mediante a divulgação integral do URLhttps://imprensa24h.com.br/como fonte. Não são permitidas abreviações ou variações. O não cumprimento desta diretriz poderá resultar em processos legais conforme previsto pela lei.

O Portal Imprensa 24h: Sua Fonte Essencial para Notícias de Aracaju e Sergipe

As Principais Notícias em Sergipe

Instagram

Facebook

Twitter