A Avenida Tancredo Neves, uma das principais vias de Aracaju e considerada a maior da cidade, está prestes a passar por um processo de revitalização que promete melhorar significativamente a infraestrutura e mobilidade urbana. As obras, a cargo da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), contarão com um orçamento robusto de mais de R$ 26 milhões.
Serviços de Revitalização
Os trabalhos contemplarão diversas melhorias ao longo dos 15 km da Avenida Tancredo Neves, abrangendo dez bairros da capital sergipana. As intervenções incluem fresagem do pavimento, recapeamento asfáltico, recuperação da rede de drenagem pluvial, reestruturação de passeios e ciclovias, sinalização viária e adequações para garantir acessibilidade.
A área de intervenção inicial será no trecho do cruzamento das Avenidas Tancredo Neves e Chanceler Osvaldo Aranha, próximo ao viaduto da entrada da capital, no sentido Leste (Terminal D.I.A), até o acesso ao Terminal Rodoviário Governador José Rollemberg Leite (Rodoviária Nova). Durante as obras, as alças do viaduto que dão acesso às Avenidas Tancredo Neves e Osvaldo Aranha, no sentido Centro, ficarão temporariamente bloqueadas.
Alterações no Trânsito e Rotas Alternativas
Com o início das obras na próxima terça-feira (30), os bloqueios ocorrerão das 7h às 17h e das 20h às 5h. A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) estará presente para sinalizar o tráfego de veículos e orientar sobre rotas alternativas.
Para minimizar impactos no deslocamento dos motoristas, a SMTT sugere algumas rotas alternativas:
- Vindo da BR-235 em direção ao Terminal D.I.A: Convergir próximo à antiga concessionária Maracar, entrar na Avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz e seguir pela Avenida Marechal Rondon para acessar a Tancredo Neves.
- Sentido Terminal D.I.A/saída da cidade: Entrar à direita na Avenida José da Silva Ribeiro Filho, seguir pela Rua Paraguaçu, acessar as Ruas Venezuela e Argentina, retornando para a Avenida José da Silva Ribeiro Filho, seguindo pela Avenida Dr. Carlos Rodrigues da Cruz.
- Circulando pela Avenida General Euclides Figueiredo, sentido Rodoviária Nova: Acessar a direita na Avenida Matadouro, fazer o retorno e seguir pela Avenida Santa Gleide e, posteriormente, a Avenida Maranhão.
- Moradores da Zona Norte, conjunto João Alves, com destino ao Centro: Trafegar pela Avenida Euclides Figueiredo e seguir pela Avenida João Rodrigues.
- Moradores da Zona Norte, acesso à Avenida Maranhão: Entrar na Rua Jonaldo Bonfim e Rua Roberto Morais, saindo na Maranhão.
Durante o serviço no primeiro trecho da obra, para sair do Centro Administrativo, no Bairro Capucho, os condutores acessarão a Avenida Carlos Rodrigues da Cruz e seguirão pela Avenida Marechal Rondon para chegar à Tancredo Neves.
Transporte Coletivo
As linhas de transporte coletivo que trafegam pela Avenida Alcides Fontes em direção à Osvaldo Aranha terão trajetos alternativos, como a Avenida Euclides Figueiredo, Avenida Matadouro, Avenida Santa Gleide, Avenida São Paulo, Rua Nossa Senhora de Fátima, Rua Mato Grosso, Rua Paraíba e Rua Mariano Salmeron.
Linhas que seguem pela BR 235 em direção à Tancredo Neves com destino ao Terminal Zona Oeste alterarão o percurso pela BR 235, Osvaldo Aranha, Avenida Tiradentes, Avenida Tancredo Neves, retornando em frente ao Huse e saindo na Tancredo Neves.
Linhas que vêm do Centro Administrativo e saem na Avenida Tancredo Neves com destino ao Terminal Zona Oeste seguirão pela Avenida Marechal Rondon, retornando no viaduto da Tancredo Neves, passando em frente ao Huse, saindo na Tancredo Neves.
Linhas que estão na Osvaldo Aranha em direção à Nossa Senhora do Socorro terão um percurso pela Avenida Osvaldo Aranha, Avenida Simeão Aguiar, Rua Alagoas, Rua José Mário Almeida Lobão, Avenida São Paulo, retornando para a Avenida Maranhão.
A linha 090 – Campus/D.I.A, no sentido Terminal Campus/Terminal D.IA, não passará pelo Terminal Zona Oeste, seguindo diretamente pela Avenida Marechal Rondon, acessando a Tancredo Neves.