Um local que encanta pelas suas belezas naturais e que proporciona bons momentos de lazer e descanso em contato direto com o verde. Com esta descrição, é possível resumir bem o porquê do Parque Governador Augusto Franco, conhecido dos aracajuanos como Sementeira, ser atualmente um dos destinos mais procurados na capital do menor estado brasileiro.
Para muitos, o cenário encontrado em seus quase 400 mil m² configura-se como um convite a atividades que vão desde passeios em família e encontros entre amigos, até a prática de exercícios físicos, todas elas inseridas em um ambiente de contemplação e que, mesmo cercado pela movimentação da cidade grande, consegue ser orquestrado pelo canto dos pássaros e das aves que por lá habitam.
Integrando a lista dos espaços públicos geridos pela Prefeitura de Aracaju, o Parque da Sementeira tem sido, por anos, um dos ambientes favoritos de Danielle Fernandes e da pequena Melissa, que costumam desfrutar de programas ao ar livre para estreitar, mais ainda, a relação entre mãe e filha. Frequentadora assídua, ela, que trabalha com fotografia, descreve a Sementeira como um casamento perfeito entre ótimos momentos com familiares e belíssimas paisagens para o registro das fotos que faz junto com o esposo.
“Acredito ser um lugar importante para a nossa cidade, em que a gente tem contato com a natureza, ventilação, um local que tem muitas famílias reunidas. Então é muito bom ter esse parque pra gente. Além de trazermos sempre a nossa filha aqui, gostamos de usar todo esse espaço para fotografar os nossos clientes”, conta Danielle.
Em meio às características que fazem a boa fama da Sementeira, a sensação de tranquilidade não deixa de ser citada entre seus admiradores, caso da dona de casa Karine Lisboa. Com um sorriso no rosto e a voz serena, ela revela o que sente toda vez que utiliza o parque como o endereço para suas caminhadas diárias e que lhe ajudam a manter sempre a boa energia. “Eu olho e penso num lugar muito, mas muito revigorante. Calmo, sossegado, bom para se fazer inúmeras coisas. Costumo caminhar aqui sempre e gosto bastante dessa sensação de bem-estar”, diz.
Representando sempre uma boa alternativa para fugir da agitação que é típica das metrópoles, os parques urbanos são classificados como os “pulmões” de qualquer cidade. No caso da Sementeira, a área encontrada hoje não é mais a mesma de 43 anos atrás, quando houve sua criação no início da década de 1980, com abertura ao público cinco anos mais tarde. O espaço onde antes havia apenas coqueiros, cajueiros e mangueiras, agora conta com mais de 100 variedades de árvores frutíferas, nativas e ornamentais, em um número que segue crescendo. Do início de 2022 até esta sexta-feira, 10, a Sementeira recebeu o plantio de 171 novos tipos de árboreas, incluindo espécies plantadas pela própria comunidade, através de solicitação feita à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
Neste ambiente em que pouco se pensa nas demandas do dia a dia, ao mesmo tempo em que alguns aproveitam para relaxar, outros veem um local mais do que propício para fortalecer a flexibilidade e o desempenho físico. Fazem parte deste grupo de pessoas os atletas amadores Arthur Alves e Hélio Araújo, que cronometram cada passo dado na pista que circunda toda a Sementeira. Fazem isso enquanto se preparam para competir na 38ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, que será realizada no próximo dia 18, em comemoração aos 168 anos de fundação da capital.
“Para mim, uma das coisas que atrai e que gosto mais é o ar puro, pois normalmente as pessoas tendem a correr nas ruas, no asfalto, com todo aquele barulho de trânsito e movimento de carros. Aqui é bem melhor, mais pacífico e bastante amplo, o que conta muito. Eu acho acolhedor até no sentido do verde, das árvores e da boa ventania, o que faz a gente dar vários tipos de treinos por aqui”, comenta Arthur, afirmando que desde janeiro se prepara para a prova dos 24 km da competição.
“Eu costumo usar o parque para correr em média de duas, até três vezes na semana, agora focando nesta corrida. O espaço aqui é muito legal, principalmente, porque a gente corre sentindo aquele ar puro. Por isso, deixo aqui meu pedido para que a Prefeitura de Aracaju continue cuidando e mantendo esse espaço sempre dessa forma, para que possamos usufruir e fazer nossas atividades”, apoia Hélio, reforçando ser este um dos melhores locais da cidade para quem se dedica ao esporte.
Atrativos
O charme e beleza que são firmes características do Parque da Sementeira não se resumem somente a sua vasta área verde e espécies da fauna e flora. Além destes, o espaço favorece lazer e diversão por meio de brinquedos como balanços e gangorras; lago; equipamentos de ginástica; quiosques com bancos, mesa e suporte para redes; internet WI-FI com acesso gratuito; pista para passeios de bicicletas, patins ou patinete, entre outros. Tudo junto a outras dezenas de espaços onde são feitas atividades recreativas, piqueniques e os mais diversos tipos de eventos, ocorridos durante o ano todo.
O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, pontua que, desde o ano passado, a Sementeira conta com múltiplas melhorias, possibilitadas pela entrega da primeira etapa do projeto de sua revitalização, que segue em andamento pela gestão municipal.
“A iniciativa já contemplou feitos como a ampliação da área de estacionamento, a colocação de quase 10 mil metros quadrados de grama somente na parte externa, um incremento em toda a parte visual e paisagística, envolvendo o plantio de novas mudas, incluindo palmeiras e arbustos, assim como uma nova estrutura de cercamento”, pontua o gestor.
Tem verde e tem limpeza
Para que o Parque da Sementeira continue na rota de quem busca aliviar o estresse causado pelo cotidiano, a empresa municipal, por meio de suas diretorias de Operações (Dirop) e de Orlas e Parques (Diropa), elabora e executa um grande esquema para limpeza, cuidados com a vegetação e manutenção predial.
Todos os dias, aproximadamente 30 trabalhadores atendem, exclusivamente, áreas do parque com serviços de conservação, incluindo a coleta de folhagens e de materiais descartados, bem como a higienização nos três módulos de banheiro disponibilizados aos frequentadores, tendo este quantitativo reforçado em períodos de grandes eventos. Além disso, parte desta equipe também oferece suporte aos trabalhos de preservação no Horto Florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), localizado dentro da Sementeira.
“Numa outra programação, equipes seguem direcionadas, regularmente, para atividades que englobam a sinalização de guias, irrigação, poda com monitoramento recorrente de árvores e galhos, como também o reparo em equipamentos, quando identificada a necessidade”, complementa Bruno.Instagram
Facebook
Twitter