Pular para o conteúdo
Pesquisa aponta que EAD terá maior crescimento em 2023

Pesquisa aponta que EAD terá maior crescimento em 2023

Em constante ascensão desde o anúncio da pandemia, em 2020, o EAD será ainda mais promissor em 2023.

De acordo com os resultados do Censo da Educação Superior 2021 o número de estudantes em cursos na modalidade de Educação a Distância (EAD), aumentou 474%, sendo 2020 o ano em que o número de matrículas teve um aumento ainda mais expressivo. Os dados fazem referência aos anos 2011 a 2021, e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e pelo Ministério da Educação (MEC).

Em 2023 este cenário tende a ser ainda mais promissor, de acordo com o Inep, que aponta para uma tendência que não para de se expandir. No início dos anos 2010, a modalidade contava com 18,4% do total de estudantes matriculados no Ensino Superior. Já no último levantamento, esse número subiu para 62,8%.

Avanços

A professora tutora da Universidade Tiradentes, Deiseane Santos, aponta alguns fatores responsáveis por tal crescimento. “Esse crescimento se deve ao avanço constante da tecnologia, a qual tem proporcionado maior facilidade de acesso a informações e conhecimento. Essa modalidade, além de ter como característica principal a flexibilidade de horários dados aos alunos, dispõem total suporte no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)”, explica.

Estudo personalizado e inclusão: dois fatores determinantes que apontam a forte tendência da migração para o  EAD, bem como a popularização. Por outro lado, o conceito de ensino padronizado torna-se cada vez mais obsoleto, onde os educadores entendem agora que cada aluno tem particularidades entre facilidades e dificuldades, o que deve ser observado.

“A educação a distância é uma oportunidade de acesso à educação que antes era limitada ao espaço físico. Ela traz um universo de possibilidades e vem se destacando cada vez mais. Essa modalidade tem se tornado crucial para o crescimento tanto pessoal quanto profissional. Considero como o diferencial no contexto da educação”, coloca a professora tutora.

O EAD permite a avaliação dos alunos de forma individualizada, além do acesso às ferramentas necessárias para serem os protagonistas do seu próprio processo de aprendizado. “É uma modalidade que possibilita o aluno acessar seu ambiente de estudos de qualquer lugar e hora, facilitando o acesso à educação. O ensino a distância vai além das paredes, ambiente físico que tem sido superado pelo avanço da tecnologia”, ressalta.

Asscom Unit