O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil registrou um aumento de 1,9% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o último trimestre do ano passado. O dado foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (1º).
No período analisado, o PIB totalizou R$ 2,6 trilhões, e a economia brasileira teve um crescimento de 4% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Ao longo dos últimos 12 meses, o PIB acumulou um aumento de 3,3%.
A agropecuária foi o setor que mais impulsionou o crescimento, apresentando um aumento de 21,6% em relação ao trimestre anterior. Esse resultado é explicado principalmente pelo aumento da produção de soja, a principal lavoura de grãos do país, que concentra cerca de 70% de sua safra no primeiro trimestre e tem perspectiva de fechar o ano com um recorde.
O setor de serviços, que representa a maior parte da economia brasileira, também teve um crescimento de 0,6% no período, com destaque para os segmentos de transportes e atividades financeiras, que registraram altas de 1,2%.