Pular para o conteúdo
Yandra Moura preside audiência pública da Comissão Especial sobre perda da nacionalidade

Yandra Moura preside audiência pública da Comissão Especial sobre perda da nacionalidade

Yandra Moura preside audiência pública da Comissão Especial sobre perda da nacionalidade
A deputada federal Yandra Moura (União) presidiu a reunião da Comissão Especial que está encarregada de avaliar a PEC 16/21, que busca impedir que alguém perca a nacionalidade brasileira só porque recebeu outra nacionalidade, incluir a exceção para situações de apatridia (quando não é titular de qualquer nacionalidade) e acrescentar a possibilidade de as pessoas requererem a perda da própria nacionalidade.
Para ampliar o debate sobre o tema, foi realizada a primeira audiência pública, um requerimento de autoria da deputada federal Bia Kicis (PL-DF), com a participação do ex-senador, ministro do Tribunal de Contas da União e autor da PEC original, Antônio Anastasia.
Para Anastasia, o mais correto é “não penalizarmos os brasileiros, porque eles saem para trabalhar em outros países e quando pedem a cidadania estrangeira não é para abrir mão da brasileira, mas é preciso essa cidadania no estrangeiro para ter o reconhecimento da sua situação como, por exemplo, para comprar uma propriedade e até votar em sua comunidade”, frisou.
“A PEC reduz a perda da nacionalidade para casos de fraude ou atentados contra o estado de direito ou para quando a pessoa de livre vontade decline renúncia, mesmo assim com a possibilidade do retorno oportunamente”, disse Anastasia.
A deputada Yandra Moura agradeceu a participação do autor na Comissão Especial e destacou o início da tramitação e da aprovação no Senado Federal. “Parabenizo por pensar em todos as brasileiras e brasileiros que foram em busca de trabalho lá fora, às vezes por falta de oportunidade em nosso país e não por querer deixar a nossa pátria”.
Participaram também da audiência pública, o auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Lincol Lemos Maciel; o bacharel em Ciências Jurídicas e Especialista em Imigração e Emigração, João Marques Fonseca e o advogado, Rudy Kirzner.

Imprensa24h

Noticias de Aracaju, Sergipe e do Brasil

Instagram

Facebook

Twitter